12 de abr. de 2009

ferrugem nos sorrisos

Descobri o que tem de errado comigo. 
Ou não.
Mas a verdade é que eu sou boba demais pra essa vida. Idiota, ingênua, babaca. Qualquer um serve. 
Mesmo não gostando de gente, mesmo tendo aversão a muitas pessoas ao meu redor, mesmo me sentindo mal quando ficam me olhando, mesmo assim, e contraditoriamente, eu sempre procuro o melhor nas pessoas. Eu posso esperar o pior de qualquer um, mas eu tento ver, a todo custo, coisas boas nesse qualquer. Eu busco coisas boas em todo mundo: em quem eu conheço e em quem eu não conheço, em quem eu gosto e - inclusive e talvez principalmente - em quem eu não gosto. Para me contentar, para me surpreender, para acreditar que talvez as pessoas não sejam tão más assim, não sei. Mas é isso: eu busco o bem nas pessoas. Eu busco beleza nas pessoas. 
E não só nas pessoas, em tudo. Eu vejo uma paisagem linda onde todo mundo provavelmente não vê mais que uma rua com carros passando e prédios ao fundo. E eu poderia ficar horas ali, só olhando. Como poderia ficar horas olhando pessoas, procurando e vendo o que tem de bom nelas. Eu tento encontrar à minha volta o que eu às vezes não vejo na minha vida. Encanto. Beleza. Mas não beleza artificial, forçada; beleza genuína - mesmo que pareça feiúra à primeira vista. Só que nem sempre isso é possível. O belo não é sempre possível. E, por mais que eu já esteja cansada de saber disso, bom, em algum lugar, eu ainda não sei. 
Eu sou boba demais. 
E eu tão cansada.

Nenhum comentário: