19 de set. de 2009

contraste

A gente sonha, acorda mais cedo sem despertador, vê que tem sol, e a sensação é boa. Como otimismo. Mas logo a gente também vê que se enganou. Não é preciso de muito tempo. That's life.

*

Pra eu não poder mais dizer que nunca encontro ninguém conhecido no ônibus, ontem eu encontrei um ex-colega de anos atrás. Fazia tempo que eu não via ele. Digo, ano passado, em uma ou outra noite qualquer nos Quintas da vida, às vezes coincidia de ele ir também. Mas nunca tinha me passado pela cabeça a possibilidade de a gente voltar no mesmo ônibus.

Logo que ele entrou, eu ainda fiquei um tempo decidindo se era ou não, porque o tempo passa, as pessoas crescem, o rosto muda. Mas eu não faria jus ao meu passado se não fosse capaz de reconhecer esse louco.

Quando ele me viu também, sorriu, e nós nos cumprimentamos. A voz diferente do que eu lembrava, mas a mesma expressão. A mesma expressão e o mesmo cara. Simples, simpático. Galante.

A poltrona dele era na frente da minha. Ele virou pra trás, e nós ficamos conversando enquanto o ônibus não saía. A vida em Porto Alegre, os cursinhos, a faculdade, os antigos colegas que a gente não vê faz tempo.

Depois, durante a viagem, eu fiquei me lembrando dos tempos em que a gente era criança. Na 5ª série. Por um tempo, eu e ele voltamos pra casa na mesma kombi/van, a do Tio Siraldo. Às vezes, nós corríamos pros últimos bancos e colocávamos as mochilas no meio, pra que ninguém mais sentasse ali. E nós, as gurias, fomos todas, em algum momento das nossas infâncias, apaixonadas por ele. Eu tinha um olho bom pra meninos nessa época.

Chegamos em Gramado, ligamos pros nossos pais e conversamos mais qualquer coisa até Canela. Conversa comum, de pessoas que não se vêem já há algum tempo. Tem quem não goste, que diga que é superficial, que não significa nada. Eu não acho. Adoro reencontrar pessoas. E adoro ainda mais as conversas, sejam elas sem maiores interesses ou não.

Já em Canela, na rodoviária, a mãe dele fez sinal de luz com o carro. Nós nos despedimos, te cuida e cada um pra um carro. Cada um pra um lado.

Bom te ver também, rapaz.

Nenhum comentário: